segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

As marcas deixadas pelo ca de ovário! Somos feitas de cicatrizes e de gratidão...

O câncer de ovário chega sorrateiro e, na maioria das vezes, sem qualquer sintoma! Por ser de difícil diagnostico, mais de 70% das mulheres acometidas por esse tipo de câncer o descobrem em estágio já avançado!
O tratamento, para esses casos, requer cirurgias de grande porte, pois não são retirados somente os ovários como a maioria das pessoas pensam!
Não é fácil lidar com o câncer de ovário! As marcas são grandes, tanto na pele, quanto na alma, mas nossas cicatrizes nos fazem lembrar que nos foi dada uma nova chance de viver!
Perguntei para as minhas amigas do grupo de ca de ovário o que a cicatriz representa em suas vidas! Compartilho com vocês as respostas de algumas delas, inclusive a minha:

Nanci - "Impossível olhar para ela e não me lembrar de tudo pelo que passei! O medo, as dores, as incertezas, as químios, a dura recuperaçao, a impossibilidade de gerar um filho...mas também me traz uma grande admiração, por eu ser uma daquelas que luta e traz consigo as marcas de grandes batalhas e grandes vitórias!"
Damaris - "Minhas cicatrizes da cura! Duas cirurgias em menos de um mês e meio. Não me incomodam em nada, nem física e nem visualmente. Lembro de todo processo com gratidão!"Vanessa - "Eu demorei uns dias para conseguir olhar a minha barriga sem umbigo. Era muito estranho. A questão não é o estético. É a quebra de um padrão e como lidar emocionalmente com isso. Depois de um tempo fui aceitando e me aceitando. Escutar dos outros: o que importa é que você está bem e umbigo não serve para nada não é nada acolhedor e empático. Nossas dores são nossas dores e só quem passa por algo semelhante consegue entender um pouco, mas nunca saberá exatamente o que o outro sentiu."Luciana - "Amo minha cicatriz de paixão, é meu troféu!"Yolanda - "la cicatriz es lo q menos me preocupa, igual q el pelo con la quimioterapia, lo mas importante para mi es q no se vuelva a repetir y no tener secuelas fisicas incapacitantes, lo demás, lo estetico, es mas llevadero..."Adriana - "toda vez que a olho tenho a sensação de renovação em minha vida. Gratidão."Carmem - "Para mim essa cicatriz é um medalhão de honra ao mérito. Eu venci duas batalhas contra o câncer!"Wandy - "Representa minha vitoria! No começo, eu tinha vergonha mas logo percebi q n temos que ter vergonha e sim orgulho pois significa que somos mais que vencedoras!"Arielle -  "Eu me dou muito bem com minha cicatriz, mas atualmente tô tentando dar uns jeitinhos nela esteticamente. 7 meses. Como já é a terceira, ficou horrível."Andrea - "Minha cicatriz também não incomoda...essa não...mas a cicatriz da alma..."Josilaine - "Estas são as "minhas" marcas. Não tenho muito problema com elas não. Elas não me incomodam. Mas para mim elas são um grande sinal: me faz lembrar das pessoas que hoje estão passando por tudo o que passei, com isso me sinto mais solidária ao sofrimento delas, como se uma parte de mim estivesse com elas... enfim, algo que não consigo explicar direito, mas que é algo assim. Essas marcas também me deixam mais alegre e com um sentimento de gratidão por hoje estar viva, podendo tentar viver cada dia melhor. Agora, o que me incomoda mesmo são as pessoas me olhando, com um grande ponto de interrogação estampado no rosto. Isso me deixa meio envergonhada, pois sou meio tímida. Por conta disso, evito ir à praia, por exemplo, com a barriga à mostra. Biquíni somente na piscina, em locais particulares."Nádia - "Minha cicatriz já tem uns anos (18) mas é minha amiga, com ela aprendi a ver o mundo e muitas pessoas com outros olhos, tive muita ajuda mas tbm muita gente me julgou na época, hoje não faz diferença o importante é que venci."Rose - "A minha eu acho que ficou bem feitinha!!! Não me envergonho dela. Graças a Deus já esta indo para 11 anos e até agora o intruso não voltou."Carol - "Tenho três, uma já sumiu. Todas minhas cirurgias foram finalizadas com técnicas de cirurgia plástica. Elas me fazem lembrar de momentos doloridos fisicamente, renascimento e a necessidade de resignificação da minha vida todos os dias. Esteticamente, não me incomodam. Gosto de compartilhar minha história, e elas são o "complemento".Patrícia - "No começo foi difícil olhar pra ela, cheguei a evitar me olhar no espelho nua pra não ver uma marca que me fazia lembrar o quanto foi dolorosa uma fase da vida. Mas hoje, eu tenho um amor tão grande por ela, pq entendi e aceitei que, se estou viva hoje ela é parte disso. Minhas marcas são partes do meu milagre. É difícil vc carregar uma marca tão grande, mexe muito com a nossa vaidade e auto estima, mas o mais importante é saber que essa marca nos salvou. Diante dela, carreguei uma frase pra minha vida que resume quem eu me tornei; SOU FEITA DE CICATRIZES E GRATIDÃO."
Muito orgulho de todas essas meninas...a cada dia, um novo aprendizado!














Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...