sábado, 16 de dezembro de 2017

Adenomastectomia!

Adenomastectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição das mamas por uma prótese de silicone, preservando os mamilos e parte da pele da paciente, porém, não se trata de um procedimento estético, mas sim profilático!
Esse procedimento me foi recomendado por 3 médicos do AC Camargo, depois que descobri, recentemente, a mutação no gene BRCA1. Meus exames pré-cirurgicos e consultas com cirurgião plástico, anestesista e mastologista já estavam todos marcados! Eu estava me remoendo com essa cirurgia, prevista para janeiro, até que, ontem a tarde,  recebi uma ligação do AC Camargo para remarcar a consulta com o mastologista, pois ele entraria em férias! Num impulso, decidi cancelar tudo, mesmo sabendo dos riscos envolvidos. Já tinha pensado muito, pesquisado muito, mas ainda pairam dúvidas no ar. Não estou convencida, tampouco segura sobre esse procedimento. São tantas as dúvidas...
Os riscos da cirurgia também são grandes, como, necrose da pele e mamilos, rejeição da prótese, encapsulamento da prótese e outras complicações pós-cirúrgicas!
O risco de se ter câncer de mama ainda estará presente, uma vez que nem todo tecido é retirado!
Não tive nenhum caso de câncer de mama ou ovário na família! Tive câncer de ovário, recidiva e as chances do ca de ovário voltar são maiores do que o de mama. Por quantas cirurgias terei que passar? Já passei por 3 grandes cirurgias!
A oncogenética é uma ciência ainda pouco conhecida! Até que ponto vale a pena ficar se mutilando devido a uma mutação genética? Será um efeito Angelina Jolie?
A única coisa que sei é que ainda não é o momento! Não estou pronta para mais uma cirurgia! Prefiro fazer o rastreio com exames, ao menos por enquanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...