sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Sobre o uso de cinta após cirurgia citorredutora

Normalmente, quando as opiniões entre médicos variam muito, é porque não existe uma resposta certa. Infelizmente, não existe evidência científica para o uso da cinta. Normalmente, oriento as pacientes de citorredução (cirurgia grande com aquela incisão no meio do abdome) a usarem por 60 dias, começando logo após a cirurgia. É nesse período que ocorre praticamente toda a cicatrização. Então se você não tiver uma hérnia nesse período, é muito difícil que tenha depois. O objetivo não é estético, é basicamente para evitar hérnias. O problema é que a maioria das pacientes não são orientadas sobre o uso da cinta. E acabam usando a cinta muito apertada! Não façam isso! A cinta apertada é usada nas cirurgias estéticas, para ajudar no modelamento. Apertar demais a cinta causa dor, restringe a alimentação, dificulta a respiração e pode até favorecer infecções respiratórias. Não existe uma regra de quanto você deve apertar a cinta. A sugestão é usar a cinta de maneira que ela fique "firme", mas não apertada. A cinta acaba deixando as pacientes mais seguras para caminhar e realizar outras atividades e isso é muito importante na recuperação.
Dr. Reitan Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...