sábado, 22 de abril de 2017

Começa recrutamento para a primeira vacina contra o cancro de ovário no mundo

20 de abril de 2017
Dr. Pramod Srivastava, da UConn Health anunciou que está começando a recrutar pacientes para o primeiro ensaio clínico de uma vacina personalizada contra o câncer de ovário no mundo. O objetivo: prevenir uma recaída freqüentemente letal da doença em mulheres diagnosticadas em estágios avançados.

A vacina, pioneira em oncoimunoterapia, trabalha impulsionando a resposta imune do paciente para permitir que destrua as células de câncer ovariano se eles ressurgirem. A FDA aprovou o teste para ensaios clínicos em humanos da terapia com a vacina experimental, após publicados os resultados da investigação mostrando a sua eficácia na redução do crescimento do cancro em modelos animais.

O novo ensaio clínico começará com a inscrição de 15 mulheres com câncer de ovário em estágio III ou IV no diagnóstico inicial ou primeira recaída, que serão acompanhadas de perto por dois anos - o período com maior risco de recorrência da doença.

Candidatos a ensaios clínicos são mulheres diagnosticadas com estágio avançado III ou IV de câncer de ovário, que terão uma cirurgia tradicional onde as amostras de tumor serão coletadas para a produção de vacinas, seguida de quimioterapia padrão. Se livre de câncer após o tratamento tradicional, as mulheres receberão cada uma das suas injeções de vacina personalizada uma vez por mês durante seis meses. Além disso, cada mês seu sangue será estudado e avaliado para resposta imune.

O ensaio clínico será liderado pela Dra. Susan Tannenbaum, chefe da Divisão de Hematologia e Oncologia do Carole e Ray Neag Comprehensive Cancer Center na UConn Health. Co-investigadores são Dr. Molly Brewer, presidente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e Karen Metersky, APRN.

Cada vacina contra o câncer de ovário é individualmente criada na UConn para cada mulher usando seu próprio DNA. Como uma impressão digital, o câncer de cada pessoa é geneticamente único.
"Estamos satisfeitos que este momento chegou", diz o inventor da vacina e especialista em imunoterapia, Dr. Pramod K. Srivastava, diretor do Neag Comprehensive Cancer Center na UConn Health. "Este ensaio clínico irá testar o poder do próprio sistema imunológico do paciente para prevenir a recorrência desta doença, muitas vezes fatal. Esperamos que esta vacina possa preencher a enorme lacuna nas opções de terapia para pacientes com câncer de ovário e potencialmente trazer uma solução a longo prazo e cura para Mulheres lutando contra a doença ".

Srivastava acrescenta: "Como este está
Julgamento é um primeiro de seu tipo, há muitas incógnitas. Esperamos que o estudo responda a algumas delas".

Cada vacina é individualizada para cada mulher e criada usando amostras de seu próprio DNA de suas células cancerosas não saudáveis ​​e suas células sanguíneas saudáveis. Durante um período de cerca de duas semanas, os cientistas seqüenciam e fazem uma referência cruzada ao DNA inteiro de ambas as fontes para identificar as diferenças genéticas mais importantes. Essas diferenças genéticas constituem o cartão de identificação, ou impressão digital, do câncer do paciente em particular, o que é diferente do cartão de identificação ou impressão digital do câncer de qualquer outra pessoa. Baseado na impressão digital do câncer, cientistas bioinformáticos liderados por Ion Mandoiu, PhD, da Escola de Ciências da Computação e Engenharia da UConn em Storrs projetam a vacina personalizada para direcionar as células cancerígenas do paciente específica para suas mutações genéticas.

De acordo com Srivastava, este ensaio de imunoterapia tem o potencial de lançar as bases para vacinas de câncer personalizadas genômicas semelhantes dirigidas contra outros grandes cancros, como próstata, bexiga, estômago, cólon, mama, pulmão e outros tipos de câncer.

Este ano, a American Cancer Society estima que cerca de 22.440 mulheres serão diagnosticadas com câncer de ovário e aproximadamente 14.080 mulheres vão morrer da doença. Por quê? Atualmente, não há nenhum teste de rastreio precoce para câncer de ovário e nenhum tratamento eficaz a longo prazo. Muitas vezes é diagnosticado em estádios avançados após surgirem sintomas não-específicos abdominais, como inchaço. Mas mesmo depois que uma mulher é tratada com sucesso com cirurgia tradicional e quimioterapia, a doença tem uma chance muito alta de voltar. Tragicamente, a maioria das mulheres morre dentro de cinco anos de seu diagnóstico.
Mais informações https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT02933073?term=ovarian+uconn+health&rank=1

Fornecido por University of Connecticut

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...