segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cuidado! As novelas mentem...

Esse é um texto de minha querida amiga Evelin Scarelli, companheira de jornada!
É incrível como nós, pacientes e ex-pacientes, podemos nos identificar com cada palavra...como, após o câncer, a vida se torna maior e os valores mudam!
É o que eu sempre digo: Juntas somos mais Fortes!



Cuidado! As novelas mentem...
Assim como qualquer personagem da vida real, a minha visão de realidade sobre o câncer mudou automaticamente após ser "contemplada" com o diagnóstico. Por esse motivo, não julgo a falta de bom senso dos atores e autores em relação ao câncer. Com todo o seu "peso", a leveza desse grande impacto na minha vida surgiu justamente de outras mulheres acometidas pela doença, de outras “companheiras de jornada”. Tive a oportunidade de conhecer mulheres e histórias incríveis, e confesso que poucas vezes me deparei com "personagens" onde toda força de uma vida inteira estava baseada em um corte de cabelo ou em um prognóstico de vida. Confesso também, que nestas mesmas personagens, pude acompanhar o que de mais puro todo esse processo do câncer ensina: Um dia, provavelmente se encarando ao espelho, elas se transformam! Aceitam a batalha contra o seu próprio organismo e desenvolvem uma coragem inexplicável... E acreditem, essa mesma coragem tem perfume e sabor: Vida, com "V" maiúsculo. 
Essas mulheres são as protagonistas da minha história de vida. São meu exemplo, minha referência... e o mais bacana de tudo isso? São REAIS, palpáveis - e em grande maioria, acessíveis ao facebook. Risos. 
Se você acabou de receber o diagnóstico, procure uma dessas mulheres reais. Elas vão te mostrar - e se você se permitir, ensinar - o quanto a vida pode ser maravilhosa, mesmo quando as vezes a sensação é a de estar em queda livre.
Ainda acha tudo isso improvável? Tem problema não... posso marcar aqui algumas (e tenho certeza que elas também marcarão outras...) guerreiras da vida real!
Então, meninas, ao invés de batermos de frente com realidades que dificilmente serão modificadas, que tal nos unirmos para ensinarmos as nossas novas – e antigas -companheiras, pelo menos um o caminho mais leve? 
Marquem pessoas, contem suas histórias... sejam a mudança que querem ver no mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...