quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Intolerantes à lactose tem menor risco de certos tipos de câncer




Data: 04 de novembro de 2014
Fonte: Universidade de Lund

Pessoas com intolerância à lactose têm menos risco de sofrer de câncer de pulmão, de mama e de ovário, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Lund e Região Skåne, na Suécia.
"Descobrimos que as pessoas com intolerância à lactose, que normalmente consomem baixas quantidades de leite e outros produtos lácteos, têm um risco reduzido de câncer de pulmão, de mama e de ovário", diz Jianguang Ji, Professor Associado da Universidade de Lund e pesquisador no Centro para Primária Cuidados Pesquisa em Malmö.
"O risco de câncer não foi reduzida em parentes de pessoas com intolerância à lactose, o que indica que a proteção contra esses tipos de câncer está relacionado à dieta. No entanto, seria errado concluir que o leite é um fator de risco para esses tipos de câncer", enfatiza Jianguang Ji .
Existem grandes diferenças na incidência de câncer de mama e de ovário entre os diferentes países. Sua incidência é maior na América do Norte, Europa Ocidental e os países nórdicos, e menor na Ásia Oriental e países da África Central. Estudos de imigrantes e os gêmeos sugerem que esta variação em todo o mundo é mais para baixo a fatores ambientais do que a fatores genéticos ou étnicos.
Têm sido suspeitos fatores de estilo de vida, tais como o alto consumo de leite e outros produtos lácteos de contribuir para a alta incidência de câncer de mama e de ovário na América do Norte e Europa Ocidental. No entanto, estudos anteriores não são conclusivos. Uma revisão recente do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer e do Instituto Americano de Pesquisa do Câncer descobriu uma falta de evidências ligando o consumo de produtos lácteos para o risco de câncer de mama.
"A fim de investigar esta questão não respondida, adotamos uma nova abordagem", diz Jianguang Ji. "Nós investigamos se o baixo consumo de leite e outros produtos lácteos protege as pessoas intolerantes à lactose contra cancros da mama e do ovário. Uma vez que estudos epidemiológicos e em animais mostram que o consumo de leite e o risco de câncer de pulmão estão associados com a proteína IGF-1 (insulina como fator de crescimento 1), que também investigou o câncer de pulmão. "
"Usando dados em todo o país a partir de dois registros suecos (o registro de Internação e de Ambulatório) foram identificados 22.788 indivíduos com intolerância à lactose e examinaram o risco de sofrer de ca de pulmão, de mama e de ovário. Os riscos de câncer de pulmão (razão de incidência padronizada [SIR] = 0,55), o câncer de mama (SIR = 0,79) e de ovário (SIR = 0,55) foram significativamente menores em pessoas com intolerância à lactose em comparação com pessoas sem intolerância à lactose, independentemente do país de nascimento e sexo ", explica Jianguang Ji. "Por outro lado, os riscos nos seus pais e irmãos foram os mesmos que na população em geral. Isto sugere que o risco de cancro em pessoas com menor intolerância à lactose pode ser devido à sua dieta."
Fatores como a baixa ingestão de calorias de causa de baixo consumo de leite e fatores de proteção à base de plantas em bebidas de leite podem contribuir para a associação negativa observada entre intolerância à lactose e os cânceres estudados.
"Devemos interpretar estes resultados com cautela, pois a associação que descobrimos é insuficiente para concluir um efeito causal", enfatiza Jianguang Ji. "Mais estudos são necessários para identificar os fatores que explicam os resultados do estudo."
Fonte da história:
A história acima é baseada em materiais fornecidos pela Universidade de Lund . Nota: Os materiais pode ser editado para conteúdo e duração.
Jornal de referência :
J Ji, J Sundquist, K Sundquist. A intolerância à lactose e risco de câncer de pulmão, de mama e de ovário: pistas etiológicas de um estudo de base populacional na Suécia . British Journal of Cancer , 2014; DOI: 10.1038 / bjc.2014.544

Cite esta página :
MLA APA Chicago
Universidade de Lund. "intolerantes à lactose em menor risco de certos tipos de câncer: Estudo". ScienceDaily. ScienceDaily, 04 de novembro de 2014.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

9 perguntas e respostas sobre o câncer de ovário

Só em 2014, cerca de 5.600 brasileiras devem receber esse diagnóstico. Saber mais sobre essa doença pouco falada e tão traiçoeira é fundamental.

Atualizado em 22/10/2014Christiane Ferreira e Katia Geiling - Edição: MdeMulherConteúdo ANAMARIA
A doença pode atingir mulheres de qualquer idade, mas é mais comum a partir dos 40 anos.
Foto: michaeljung/Thinkstock/Getty Images

1. Quais os fatores de risco?

História familiar de câncer de ovário ou de mama, não ter tido filhos ou nascimento do primeiro após os 35 anos; obesidade, endometriose, tabagismo, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal.


2. Quem tem síndrome do ovário policístico deve se preocupar?

Não há relação entre ovários policísticos e câncer de ovário. A síndrome, de origem hormonal, atinge 15% das mulheres em idade reprodutiva e tem sintomas como irregularidade menstrual, aumento dos pelos, da oleosidade e da concentração de gordura corporal.


3. Como é o diagnóstico?

Durante a consulta, o médico faz perguntas sobre o histórico da mulher e de seus familiares. No exame pélvico, o ginecologista sente se há aumento nos ovários e sinais de líquido no abdome. Se ele desconfiar de algo, pede exames complementares.


4. Que exames podem detectá-lo?

Há o ultrassom pélvico e a medição do marcador tumoral sanguíneo CA 125 (80% das mulheres com câncer de ovário apresentam CA 125 alto).


5. Quais os sintomas mais comuns?

Inchaço, dor pélvica, dificuldade de comer ou sensação de plenitude, necessidade urgente e frequente de fazer xixi podem ser alguns dos sintomas. No entanto, esses sinais também podem estar relacionados a outras doenças, como infecção urinária. A mulher que apresentar esses sintomas quase todos os dias ou por mais de algumas semanas deve procurar o ginecologista.


6. Dá para se proteger?

É importante ter hábitos saudáveis, evitar a obesidade e o tabagismo, além de praticar exercícios. Gravidez, amamentação, laqueadura tubária e retirada de ovários e tubas uterinas também oferecem proteção.


7. Tomar pílula pode prevenir esse tipo de tumor?

Sim. Quando utilizada por cinco anos ou mais, a combinação de estrogênio e progesterona presente em algumas pílulas pode diminuir as chances de câncer ovariano. O efeito continua mesmo depois que se interrompe o uso.


8. A terapia de reposição hormonal agrava os riscos?

A terapia de reposição hormonal (TRH ou TH), feita em mulheres que não têm mais ovulação, pode aumentar de forma discreta o risco de desenvolver o câncer do ovário, mas, como se trata de uma doença rara, é difícil ter a real dimensão de qual seria esse risco.


9. Como é o tratamento da doença?

Cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia-alvo. Alguns fatores são decisivos na escolha para cada caso, como o estado geral de saúde da paciente e se ela ainda planeja ter filhos.

Fontes: Sérgio Mancini Nicolau, chefe de oncologia ginecológica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Rodolfo Stru-faldi, professor de ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC.

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...