quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cientistas vinculam câncer de ovário ao sobrepeso

 
Em Londres 11/03/2014
As mulheres com sobrepeso ou obesidade têm mais possibilidades de desenvolver câncer de ovário que as que mantêm um peso saudável. É o que revela um estudo do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (WCRF, na sigla em inglês).
Até agora os cientistas tinham relacionado a obesidade ou o excesso de peso a outros tipos de cânceres como o de útero, mama ou cólon, mas os especialistas dessa organização britânica associaram também os de ovário após avaliar 128 estudos realizados sobre a doença.
Até agora se conheciam como fatores de risco do câncer de ovário a idade e o histórico familiar.
Os especialistas do chamado Projeto Contínuo de Atualização, área de pesquisa do WCRF, avaliaram os 128 estudos junto com outras 25 análises sobre o câncer de ovário e o IMC (Índice de massa corporal), que mede o conteúdo de gordura corporal em relação à estatura e ao peso de uma pessoa.
As mulheres que têm um IMC abaixo de 18,5 são consideradas magras, enquanto entre 18,5 e 24,9 são índices normais, mas quando é superior a 25 é sobrepeso.
De acordo com os pesquisadores, quando o índice de massa corporal é de 30 ou superior, a mulher está obesa.
"Há provas de uma associação entre a gordura (fixada pelo IMC) e o câncer de ovário. Uma maior gordura é uma causa provável de câncer de ovário nas mulheres", afirmou a chefe do departamento de pesquisa do WCRF, Rachel Thompson. 
"Agora podemos dizer com certeza que estar com sobrepeso ou obeso aumenta o risco de desenvolver câncer de ovário, assim como é com outros cânceres, como mama, útero ou cólon", acrescentou.
Segundo Thompson, conhecer este vínculo pode ajudar que as mulheres possam fazer mudanças em seu estilo de vida.
A estimativa é que a cada ano são diagnosticados 7.100 novos casos de câncer de ovário no Reino Unido e 4.300 mulheres ao ano morrem por esta doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...