quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Vacina para prevenção de câncer de colo de útero será distribuída no SUS

11 de Janeiro de 2014 às 08:29

Por Jovem Pan

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote da vacina contra HPV para imunizar meninas entre 11 e 13 anos em 2014. As 4 milhões de doses para prevenir contra o câncer de colo de útero começarão a ser distribuídas em março no Sistema Único de Saúde.

A partir de 2015, a vacina contra o papiloma vírus será oferecida também para meninas de 9 e 10 anos de idade. Foram compradas 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressalta que o custo da vacina contra o HPV é de mil reais diante da necessidade de três doses por paciente. Ele afirma ainda que haverá orientação especial para o público-alvo.

O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra da vacina em  parceria com o Instituto Butantan. O presidente da Fundação Butantan, Jorge Kalil, explica que a intenção é fabricar a dose contra o HPV no Brasil.

O câncer do colo do útero é o que registra a segunda maior incidência nas mulheres, perdendo apenas para o de mama. O HPV é capaz de infectar a pele ou mucosas e possui mais de 100 tipos, dos quais 13 tem potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...