terça-feira, 13 de agosto de 2013

Desmistificando o cancer



Escrito por minha amiga Luciene Assumpção Rebouças
Boa Tarde queridos... Divido com vcs meu texto!

Meu pensamento viaja e tem ânsia de viver!
Há três anos descobri que tinha câncer de ovário em estadiamento IIIC, sem dúvidas foi um grande choque para mim e meus familiares. Hoje, após três cirurgias e meses de quimioterapia, pois tive a recidiva após um ano e quatro meses da cirurgia e precisei retornar a quimioterapia, afirmo que temos que dar a esta doença a dimensão que ela precisa ter. É uma doença como muitas existentes, não vamos cair na falácia de que o câncer resulta sempre em óbito! Gente vamos acordar! Toda mudança começa em nós mesmos! As pesquisas demonstram dados suficientes para não entrarmos em pânico após o diagnóstico: C Â N C E R – Eu tive e estou bem obrigada! Sobretudo porque na atualidade a medicina está acompanhando o avanço tecnológico, a cada dia surgem tratamentos, métodos e medicamentos mais eficazes, capazes de dar ensejo a resultados mais expressivos e com menor agressão ao organismo.
Tenho uma doença crônica e estou tratando, assim como meu irmão que tem diabetes.
Quero dar uma leveza a este texto propositalmente!
Pneumonia mata, dengue mata, AIDS mata, bactérias matam, acidentes automobilísticos matam (e muito)! Com o câncer acontece o mesmo! Pronto!
Ah Enchentes matam! Se o teto da sua casa cair na sua cabeça pode ter um traumatismo craniano e pode MORRER... É isso!
Então porque não pensar: tenho câncer e vou me tratar, posso ficar curada e posso ficar acometida de uma doença crônica tratável... Morrer eu vou... Um dia!
Estou muito mais preocupada em viver do que como vou morrer.
Mas tenho uma exigência- quiçá por ter sido acometida daquela doença... A maldita... Ops... Ela tem nome: C Â N C E R - quero viver com qualidade, dando à vida e a tudo o que ela me traz a devida importância, nem mais nem menos, apenas o suficiente... Preciso de equilíbrio! Acho que todos nós precisamos! Em todas as áreas e todas as circunstâncias de nossa existência!
Hoje estou mais preocupada em informar e formar (coisas de pedagoga) pessoas melhores, mais bem informadas. Abaixo a ignorância!
Quero divulgar ao mundo sobre os sintomas e a prevenção do câncer de ovário que é a minha praia. Quero gritar ao mundo sobre estas coisas por ter certeza de que isso é relevante para a sociedade! Não pretendo ficar contando estatísticas de óbitos... Eles seriam muitos... De câncer? Pode ser. Ou de pneumonia, acidentes... Isso me cansa!
Não fico cansada do tratamento para me livrar do câncer, apenas faço e acredito que terei êxito! Será que existem pessoas com terror para tratar de alergia? Por acaso eu tenho há muitos anos, o que me incomoda muito e pode matar por edema de glote, sabiam? Na verdade, foi o maior susto que tive em todo meu tratamento, na minha primeira quimioterapia tive fechamento de glote. A equipe de enfermeiros estava atenta e me salvou. Veio-me na cabeça o seguinte - imaginação a toda vapor - “gente ela morreu porque estava com câncer (terminal)!”... Que nada! Se não fosse à eficiência da enfermagem eu morreria de edema de glote! Afffffffffff
Bem, minha intenção neste texto é desmistificar o ranço que envolve os acometidos de neoplasias malignas. A sociedade está doente é o que tenho ouvido... Temos uma epidemia de câncer gerada pelos tempos modernos: agrotóxicos, poluição, estresse, conservantes, emocional, e por aí vai! Assim como alergia, acidentes, diabetes....
Gente, vamos acordar e divulgar que não se deve MORRER de susto ao ver o diagnóstico: C Â N C E R, pois é só mais uma doença perigosa e traiçoeira como tantas outras! É só uma doença... Acreditem! Eu e muitas pessoas estamos bem... Obrigada!

3 comentários:

  1. Olá querida boa tarde! Adorei seu blog. Tenho um duvida, meu medico pela primeira vez passou pra mim no exame de sangue o CA 125, mas na correria acabei nao perguntando o porque, esse exame so e solicitado em caso de suspeita de câncer ovaríano? Tenho ovários micropolicisticos e alguns dos sintomas desse câncer. Agradeço desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela,

      Pelo jeito o seu médico é bastante prudente! Ele está solicitando o exame somente para poder investigar melhor, caso dê alguma alteração, pois o CA125 sozinho não detecta o câncer de ovário!
      Beijos e boa sorte!
      Nanci

      Excluir
  2. Obrigada querida! que Deus te abençoe e te guarde sempre! Assim que sair o resultado te aviso por aqui! A gente sempre fica um pouco assustada né? kkk Ainda mais por ter histórico familiar de câncer...beijinhos

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...