segunda-feira, 20 de maio de 2013

Os cânceres hereditários - mutações genéticas!

Foi somente após o caso da Angelina Jolie ter sido divulgado intensamente pela mídia, que esse assunto passou a ganhar destaque no Brasil, mas eu já tenho me preocupado com ele há meses!
Somente 10% dos cânceres de ovário são decorrentes de mutações genéticas, ou seja, são hereditários.
Eu passei com o aconselhamento genético no início do ano, fizemos o levantamento de todos os meus parentes, até segundo grau, por parte de pai e de mãe, e foram analisados os casos que apresentaram câncer (sexo, idade, tipo de câncer). Pelo histórico familiar, a médica me informou que é bem provável que eu tenha a mutação genética e me solicitou os exames genéticos BRCA1 e BRCA2, mas os mesmos foram negados pelo meu convênio Notredame, uma vez que tem um custo de mais de R$ 6.000,00. Eu tive câncer de ovário e tenho grandes chances de desenvolver também câncer de mama se tiver a mutação genética nos genes BRCA1 ou BRCA2, assim como, minha irmã e sobrinhas também terão 50% de chances de terem câncer de mama ou de ovário. 
Como prevenção, realizo acompanhamento com mastologista semestralmente, mas temo que possa surgir um câncer de intervalo, que aparece no intervalo entre um exame e outro, com crescimento rápido, que foi o que aconteceu com os meus ovários.
Mais uma vez terei que ficar a merce da sorte! Só me resta confiar,  confiar e confiar nos médicos que me acompanham!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...