segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Portadores da mutação BRCA podem ter o benefício de sobrevivência maior com cancro do ovário, dizem pesquisadores


Science News - 14 de fevereiro de 2013 - Pesquisadores do Moffitt Cancer Center e colegas em Toronto e da Universidade de Yale estudaram a sobrevivência a longo prazo de mulheres com mutações genéticas BRCA1 ou BRCA2, que foram diagnosticados com câncer de ovário invasivo. 
O estudo foi publicado na edição 16 de janeiro do Journal of the National Cancer Institute .
No geral, 13 por cento dos pacientes com câncer de ovário carregam uma mutação genética herdada, a BRCA. Aqueles com mutações têm um risco de vida de até 44 por cento para o desenvolvimento de cancro do ovário, em comparação com 2 por cento da população em geral.
Segundo os autores, alguns estudos têm sugerido que a sobrevivência de cinco anos de mulheres com câncer de ovário e mutações do gene BRCA é melhor do que o esperado. No entanto, este estudo teve como objetivo determinar se houve qualquer benefício de sobrevivência de longo prazo associados a essas mutações genéticas, e incluiu 1.626 mulheres diagnosticadas com câncer de ovário invasivo. O grupo foi seguido por um período de até 15 anos.
O estudo concluiu que o benefício de curto prazo de transportar uma mutação BRCA não se reflete a longo prazo. Os autores também notaram que, em seu estudo, houve apenas um óbito entre as 309 mulheres que sobreviveram mais de 12 anos após o diagnóstico e sugeriu que uma sobrevida de 12 anos "parece um substituto razoável para a cura."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...