quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Droga a partir de nanopartículas de RNA reduz tumores de câncer de ovário em 83 por cento


Science News - Neste processamento, o RNA carregado de "nanolipossomos" (amarelo) são liberados a partir de uma nanopartícula de silício (cinza), perto de células alvo de câncer de ovário (não retratado). Injeções intravenosas da droga  microscópica em animais modelo parecem resultar em uma redução de 36 para 83 no peso do tumor de ovário, dependendo da dose administrada. (Crédito: Haifa Shen e Mauro Ferrari).



12 de fevereiro de 2013 - A nova técnica consiste em usar o RNA (ácido ribonucleico) como um ‘bloco de construção’ para fabricar nanoestruturas. Ao carregar nanopartículas de RNA com silício, os pesquisadores do Hospital Metodista de Houston e outras duas instituições encontraram um novo sistema de entrega de drogas que pode reduzir o tamanho de tumores de ovário em até 83 por cento - e parar o crescimento do tumor resistente a quimioterapia para cancro do ovário.

O estudo, realizado em modelos animais, será publicado na próxima edição da revista Clinical Cancer Research (agora online).

"A resistência às drogas é um grande problema na clínica", disse Mauro Ferrari, Ph.D., um dos autores do estudo. "Nosso trabalho mostra que a proteção dos RNA por mais tempo para que ele possa ir para onde ele deve ir e fazer o seu trabalho no interior das células do câncer não só aumenta o impacto do RNA, mas também torna as células resistentes a drogas de câncer mais sensíveis a medicamentos quimioterápicos usados. "

O Instituto Nacional do Câncer estima que 1 em 72 mulheres nascidas hoje serão diagnosticados com câncer de ovário em algum momento durante suas vidas. A mortalidade é altamente dependente do estadio em que o cancro for detectado, compreendido entre 8,5 e 78 por cento. A resistência às drogas é uma das principais razões para o fracasso quimioterapia em pacientes com câncer de ovário.

O presente trabalho combina tecnologias de nanopartículas desenvolvidas pelo TMHRI e pela Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...