domingo, 27 de janeiro de 2013

Manual do paciente com câncer.



Quando se tem câncer, passamos a encontrar pelo nosso caminho outras pessoas passando pelo mesmo drama, seja em hospitais, clínicas, igrejas, centros espíritas, e outros locais por onde passamos procurando alguma ajuda!
Conheci as minhas queridas amigas Débora e Vera em um centro espírita, onde são realizadas cirurgias espirituais e, desde então, passamos a ter um grande carinho uma pela outra.
A Débora (a de turbante), postou hoje no facebook um manual, o qual achei muito interessante e decidi compartilhá-lo com os leitores deste blog. Segue abaixo:
Hummmm é bem assim que conseguimos superar.....
Não tem manual para pais de primeira viagem? Primeiro emprego? Como passar em concurso público? Como ser feliz em dez lições? E por que não um manual para quem se descobre com câncer?? Ahhh, nem somos tão poucos assim, né??? Primeira lição: NÃO ACONTECEU SÓ COM VOCÊ. Mas vamos logo ao manual, se não vou acabar queimando etapas. Lições para quem descobriu que está com câncer:
1- Não aconteceu só com você. Para 2030 se esperam 27 milhões. É gente pra caaaaraaai.
2- Se desespere. Chore, grite, xingue o mundo, faça o que quiser (só não mate ninguém, nem gaste muito dinheiro, pois ele vai te fazer falta depois, vai por mim!): você tem câncer.
3- Tem religião? Ótimo! Não tem? Encontre uma. Ter fé no que quer que seja vai te ajudar.
4- Tem amigos? Conte para eles. Você já saberá de antemão quais são os de verdade. É tipo uma promoção: ganhe um câncer e leve amigos de verdade para sempre.
5- O mesmo acima vale para os familiares.
6- Sabe tudo de medicina? Prepare-se! Você vai saber ainda mais! Novos nomes, novos exames, novos médicos... Uhuuu! Animado, né? Seu celular vai passar a ter números assim: hospital tal, dr.fulano - oncologia, dra. fulana - emergência, plano de saúde... Agenda cheia é isso!
7- E por falar em agenda cheia... Seus dias nunca mais serão do mais puro tédio! Tem exame pela manhã, consulta a tarde, medicação à noite...
8- Quer emoção? Abrir o laudo de exames! É pura adrenalina!
9- Nunca teve coragem de se ver com um cabelo diferente? Seus problemas acabaram! Agora você vai se ver como jamais imaginou! Carecaaaaa! Não gostou? Relaxa! Cresce!! De verdade!
10- Aháááa! Por falar em pelos... Vai ficar um tempinho sem ver ceras ou lâminas... Depilar para quê? Tudo, tudo mesmo fica bem lisinho! Hahahaha
11- Uhuuu... cheguei no 11? Vamos em frente... Você vai usar lenços, bonés ou perucas (se for mais corajosa assumirá a careca) e aprenderá a se maquiar... Com certeza, será mais estilosa do que antes!
12- Nunca mais vai ter medo de coisas bobas!
13- Nunca mais vai se estressar com coisas pequenas. Elas eram realmente pequenas!
14- Você vai ver que é mais forte do que imaginava.
15- E se nada estiver bem, passe o ONCOCARD e seja feliz. Você pode tudo! Quer brigadeiro de colher? Podeee, quer morango com creme de leite, podeeee! Quer aquela roupinha... Podeee!! E quais as suas dicas?? Ahhhh e a mais importante de todas: seja feliz!!!!! SEMPRE!


11 comentários:

  1. a vida é tão cruel, às vezes penso que se deus existe ele é muito cruel, somos todos fantoches de uma peça onde os espectadores veem a desgraça alheia...só ando revoltado. ou talvez seja só um processo de refinamento para sermos melhores a cada dia. faz bem em escrever, alivia essa jornada. beijos, seja positiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gustavo,
      Obrigada pela sua mensagem! Acredito na existência de Deus, mas não em um Deus cruel e sim em um Deus bom! Muitas das mazelas pelas quais passamos são frutos de nossa própria existência, mas concordo com você que tudo não passa de um refinamento, para sermos melhores a cada dia! Com certeza, continuarei sendo positiva:
      "Vou tentar
      Vou insistir
      Vou lutar
      Jamais me rendirei!"
      Bjs.

      Nanci

      Excluir
  2. Olá Nanci, o diagnóstico não foi câncer (foi uma infecção).
    Continue com esse seu blog, pois com certeza você ajuda muitas pessoas.
    Acompanharei ele até a sua total cura, pois ela virá.
    Sem querer me intrometer, Deus não é cruel Gustavo, ele apenas "escreve certo por linhas tortas".
    Questionamentos sobre o porquê de tragédias (vide Santa Maria), doenças, todos fazemos. Mas quando começo a me questionar muito, paro e reflito que é inútil, pois todos nós (uns mais tarde, uns mais cedo) saberemos e entenderemos os mistérios da vida que fogem ao nosso entendimento enquanto seres terrenos.
    Independentemente de pensamentos, crenças, devemos praticar o BEM todos os dias.....
    abraçosss....e boa recuperação nancii
    Alison

    ResponderExcluir
  3. Olá Alison, tudo bem?
    Fico muito agradecida a Deus que o diagnostico da pessoa que vc mencionou não tenha sido câncer.
    Muito obrigada pelos seus votos para a minha recuperação.
    Afinal, como vc mesmo disse, Deus escreve certo por linhas tortas.
    Abraços e fique com Deus.
    Nanci

    ResponderExcluir
  4. Nanci, estou no hospital com a minha mãe lendo seu Blog. Ela vai operar hoje e estamos muito apreensivas. Obrigada pelas palavras de apoio! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana,

      Tenho certeza que tudo dará certo na cirurgia de sua mãe! Se tiver alguma crença peça a Deus muita proteção a ela e peça ao médico dos médicos, nosso Senhor Jesus Cristo, para que conduza a mão dos médicos nesta cirurgia! Um grande beijos a vocês duas e fiquem em paz!
      Com carinho.
      Nanci

      Excluir
  5. Nanci, minha mãe está bem depois da cirurgia. Foram retirados dois tumores mas infelizmente outros orgãos foram afetados como peritonio, intestino grosso, diafragma. Não sei se isso é normal, fiquei muito desesperada ontem mas o oncologista disse que tudo será tratado com quimioterapia. A biopsia sai em uma semana. E daqui ha 15 dias começarão as sessões. Tudo é muito novo, mas tenho ouvido relatos de pessoas que estão vivendo muito bem. Me apego a esses casos de sucesso mas confesso que não esta sendo nada fácil. Minha mãe está serena e tento mante-la calma e confiante, mas por dentro estou um turbilhão de incertezas, dúvidas e angustias. Agora será um dia após o outro. Beijos e mande sempre notícias, seu blog está me ajudando bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria Ana,

      Estava aguardando notícias de sua mãe. Graças a Deus deu tudo certo na cirurgia. A sua mãe tem muita sorte de ter uma filha maravilhosa como você ao lado dela lhe dando apoio e isso ajuda bastante, pode ter certeza!Esse câncer é assim mesmo, ele se espalha por diversos órgãos e comigo não foi diferente: peritônio, omento, diafragma, intestino, enfim, mas a quimio acaba eliminando tudo o que não foi possível ser retirado na cirurgia! Não é fácil lidar com tudo isso, mas como você mesma disse, o jeito é mesmo viver um dia de cada vez e nunca perder a esperança e a fé! Uma ótima recuperação para a sua mamãe! Diga a ela que eu mandei uma beijo com muito carinho! Me diga como ela se chama e em que hospital ela está, estarei enviando vibrações para ela. Bjs

      Excluir
  6. Oi Nanci, hoje dormi no hospital com a minha mãe que teve uma noite muito boa. Ontem ela teve uma reação de hiperatividade com o Digesan. Ficou muito ansiosa e inquieta e a enfermeira disse que isso era reação do remédio. Ela ainda está com os movimentos do intestino muito lentos, e por isso permanece em jejum total, ou seja, não pode nem beber água. Ela diz que não sente fome, mas reclama muito de sede. Hoje os médicos disseram que ela já pode caminhar nos corredores do hospital e ficamos muito felizes com a notícia. Depois de uma cirurgia invasiva como essa em 48hs já estar andando nos corredores parece ser um excelente sinal! O nome dela é Beatriz e está internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Amanhã eu e minha irmã teremos uma consulta com uma psicóloga da Oncoclínica. Tenho estudado muito sobre quimioterapia e sei que precisaremos estar ao lado dela nessa fase. Obrigada pelo seu apoio. Li o blog da Marcia Cabrita mas vi que ela não posta nada desde 2011. Uma pena. Li o blog para minha mãe e morremos de rir. Levar essa doença de maneira mais leve nos dá mais força para ir adiante. Muitos beijos, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tudo bem?
      Como é que está a sua mami Beatriz?
      Ela já teve alta?
      Mande-me notícia.
      Muitos beijos.

      Nanci

      Excluir
  7. Olá novamente Ana e Beatriz,

    Eu também passei fome e sede por mais de 15 dias! foi cruel, mas sobrevivi! rsrsrs Tive um problema de ileo paralítico, pós cirurgia, e também não podia comer nada!
    A quimio não é esse bicho de sete cabeças que todo mundo pensa! Nos primeiros dias a gente fica só o pó, mas depois do 3º dia, vida normal. Tenho uma amiga, bem jovem, que está passando pelo mesmo drama. Ela postou no blog que ela tem um artigo sobre isso, dê uma olhada: http://escolhidaparaumrecomeco.blogspot.com.br/2012/12/e-foi-dada-largada.html
    Você vai adorar o blog dela.
    Beijos.

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...