quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Lidando com a insensibilidade alheia.

Se somos seres humanos é porque somos dotados de alma, e a alma, por sua própria constituição não pode ser má nem insensível. 
Algumas pessoas são sensíveis o bastante para compartilharem conosco a nossa dor: A tristeza é nítida em suas faces quando estamos doentes e mais nítida ainda é a alegria quando nos recuperamos.
Porém, nem todos tem essa mesma sensibilidade! Percebo que algumas pessoas sentem dificuldade em se sensibilizar com a dor alheia. Talvez seja em razão da banalização da dor pela mídia, pois diariamente apresenta inúmeras ocorrências funestas, tais como pessoas sendo baleadas, pessoas morrendo em filas de hospitais, pessoas sendo atropeladas, enfim, tudo quanto é cena de desgraça passa diante de nossos olhos como se fosse cena de um filme, mas são cenas reais.
Eu mesma, ainda tenho me deparado com algumas pessoas insensíveis. Lamento por eles,  pois  quando se é insensível é porque se deixa dominar por algum sentimento negativo, que acaba por bloquear a sua alma. 
A alma nos fala através da intuição. Quando deixamos que a irritação ou outros sentimentos como inveja, ódio, desconfiança nos dominem, isolamos a alma, impedindo que ela se manifeste e então ficamos sujeitos a tomar atitudes irrefletidas e danosas, por vezes irreparáveis, sendo difícil  conseguir uma atitude compreensiva, generosa e benevolente, permanecendo insensível ao sofrimento alheio. Sem alma os seres humanos se fecham para o amor verdadeiro, abrindo as portas para o ódio.
Acredito que todos nós já fomos insensíveis em algum momento, mas devemos deixar o nosso espírito atuar dentro de nós. De que forma? Sendo solidários, sensíveis, generosos, benevolentes e caridosos para com o próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...