quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Comprimindo células cancerosas ovarianas para prever o potencial metastático: Rigidez celular como possível biomarcador


Comprimindo as células cancerosas. Um Microscópio de Força Atômica é posicionado logo acima de uma placa preenchida com células de câncer de ovário.(Crédito: Cortesia da imagem do Georgia Institute of Technology)

Science News - Science Daily (10 de outubro de 2012)

Nova Georgia - Pesquisa mostra que a rigidez da célula poderia ser uma dica valiosa para os médicos pesquisarem e tratarem as células cancerosas antes que elas sejam capazes de se espalhar. Os resultados, que estão publicados na revista PLoS One , descobriram que as células de câncer de ovário altamente metastáticas são na maioria das vezes mais suaves do que as células cancerígenas ovarianas menos metastáticas.
Os pesquisadores usaram um processo chamado de microscopia de força atômica (AFM) para estudar as propriedades mecânicas de várias linhas celulares de ovário. A sonda macia mecânica "comprime" células ovarianas saudáveis, malignas e metastáticas para medir a sua rigidez.
"A fim de se espalhar, as células metastáticas devem empurrar-se para a corrente sanguínea. Como resultado, elas devem ser altamente flexíveis e mais suaves", disse Sulchek, um membro do corpo docente da Escola George W. Woodruff de Engenharia Mecânica. "Os nossos resultados indicam que a rigidez da célula pode ser útil como biomarcador para avaliar o potencial metastático em relação ao câncer de ovário e talvez outros tipos de células cancerosas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM TER VOCÊ POR AQUI! AJUDE-NOS NA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DE COMBATE AO CA DE OVÁRIO, DIVULGANDO E COMPARTILHANDO AS NOSSAS POSTAGENS!

Mitos e verdades sobre o câncer de ovário

A médica oncologista Ana Carolina Gifoni, membro do Comitê de Oncogenética da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e presidente ...